ATRASA PLANOS DE CARREIRA EM SBC E ATENÇÃO PARA AS MUDANÇAS DA FUPREM.....

02-08-2011 21:09

 

domingo, 31 de julho de 2011

Em S.Bernardo, plano de cargos atrasa pela 3ª vez

 
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários de São Bernardo atrasou pela terceira vez. O texto das mudanças no organograma do funcionalismo não será enviado para votação na Câmara até segunda-feira, prazo estipulado após outras duas datas anteriores serem ignoradas: dezembro e maio.

O prefeito Luiz Marinho (PT) coloca a responsabilidade do novo atraso no Sindicato dos Servidores. "Não sei bem o que o sindicato deseja, tem uma dificuldade aí. Estamos com a proposta pronta. Nós até admitimos manter a senhoridade (aumento de 2% a cada dois anos) sem a avaliação (da chefia para os funcionários merecedores), que é o que eles pediam. Não sei o que eles querem", destacou o petista.

A senhoridade atual, conhecida como biênio, prevê que todos os trabalhadores estatutários recebam o benefício. A Prefeitura queria que houvesse avaliação para conceder o aumento, mas a categoria disse que os critérios do PCCR são subjetivos e poderia haver perseguição pessoal a alguns. Então, a administração recuou e retirou a necessidade de conceituação por parte dos chefes. Mas mesmo assim a proposta foi rejeitada em assembleia do Sindserv na semana passada.

Outra sugestão do Paço foi postergar o debate até outubro para, depois disso, enviar texto consensual ao Legislativo. Também foi negado pelos servidores. "Existem outros pontos que têm de ser debatidos, como os cargos amplos (junção de funções), progressão e reenquadramento de certos cargos", rebateu o presidente do sindicato, Carlos Roberto da Silva, o Ketu.

Diante do impasse, há possibilidade de as conversas entre Prefeitura e Sindserv começarem "praticamente do zero", disse Ketu. "Poderíamos desconsiderar o sindicato e dialogar direto com os trabalhadores, mas eu não gostaria de fazer isso. Prezo muito as instituições, mas eles (diretores sindicais) estão deixando a administração sem saída", observou o prefeito.

Marinho sugeriu ainda que o endurecimento do sindicato sobre a questão pode ter relação com as eleições na entidade, que têm de ocorrer até novembro. "A negociação realizada até agora o sindicato jogou fora (...) Não se sei por conta do processo eleitoral..."

Ketu rechaçou. "Eu não queria estar nessa situação para poder ter mais tempo de organizar o pleito. Estamos discutindo PCCR, a mudança na previdência, o estatuto da Educação, é muita coisa."



SBCPREV

Sobre a criação da SBC Prev, autarquia que mudará o sistema previdenciário municipal, Luiz Marinho admitiu que houve falha da administração no diálogo com o sindicato. "Acho que houve um erro, porque foi apresentada a proposta a eles e ficou só na apresentação. Agora, se tem uma falha do canal, eles poderiam ter demandado novas conversas e não o fizeram."

Grupo de técnicos do governo irá expor na terça-feira os detalhes das alterações para os servidores. "É uma vitória", comemorou Ketu. Contudo, Marinho não irá pedir para os vereadores postergarem a votação da matéria previdenciária, que já tramita na Casa.